A facilitação de transações feitas no mundo digital e no comercio eletrônico tem nos incentivado cada dia mais a cadastrar nossos dados em sites de diversos seguimentos.
Mas como saber se eles realmente estão protegidos?
Para isso existe a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde 2020, vem sendo aplicada e fiscalizada para que tenhamos mais segurança de que nossos dados estão sendo protegidos. O não cumprimento dessa lei, pode resultar em penalidades significativas para as organizações.
Vale observar que a atribuição de culpa pode variar com base nas leis específicas de cada país ou região. Em vários casos, as organizações são incentivadas a implementar medidas de segurança robustas, seguir boas práticas de proteção de dados e cumprir as regulamentações para evitar vazamentos e proteger a privacidade dos titulares dos dados.
Para casos que precisam ser publicados, como, o registro de marcas junto ao INPI, que é o nosso ramo de atividade, as publicações de processos são realizadas de forma transparente e em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis. Tudo isso para nossa segurança, segurança de nossos clientes e de todos os nossos colaboradores.
Antes de compartilhar seus dados, fique atento e observe todos os detalhes do site. Seguem algumas dicas:
- URL que iniciam com “https://”, indicam uma conexão mais segura;
- Fique atento a links que contenham “traços”, pode ser um site suspeito;
- O ícone “cadeado” garante maior segurança no site;
- Antes de compartilhar seus dados, leia a “política de privacidade”;
- Evite redes públicas para transações de dados sensíveis;
- Use senhas fortes e únicas;
- E por fim, esteja atento aos detalhes, todos são importantes!
Ao adotar essas práticas, estaremos mais bem preparados para identificar possíveis golpes, e protegendo nossos dados.