Qual a diferença entre Desenho Industrial e Patente?

No mundo da propriedade intelectual, o registro de Desenho Industrial e a concessão de Patente são duas formas essenciais de proteger a inovação e a criatividade. Embora ambas tenham o objetivo de garantir direitos exclusivos sobre uma criação, há diferenças significativas entre elas. 

Vamos explorá-las para ajudar você a entender qual é a melhor opção para a sua inovação.

Desenho Industrial:

O Desenho Industrial se concentra na proteção da aparência externa de um produto. Isso inclui elementos como formas, cores, texturas e ornamentações. Ele visa preservar a estética e o design de um objeto. Isso é particularmente relevante para designers de produtos e empresas que desejam evitar que outras pessoas copiem a aparência visual de seus produtos.

A principal característica do registro de Desenho Industrial é a sua simplicidade e rapidez. O processo de registro é geralmente mais curto e menos dispendioso em comparação com uma Patente. 

Patente:

Por outro lado, uma Patente protege inovações técnicas ou funcionais. As Patentes concedem direitos exclusivos sobre a criação por um período determinado. Isso significa que ninguém mais pode usar, fabricar ou vender a inovação sem a permissão do detentor da Patente.

A principal vantagem das Patentes é que elas oferecem uma proteção abrangente para a inovação, impedindo qualquer uso não autorizado. 

Desse modo, podemos concluir que a escolha entre registro de Desenho Industrial e Patente depende da natureza da inovação que você deseja proteger. Se a ênfase estiver na aparência visual de um produto, o Desenho Industrial é a escolha adequada. Se a inovação for técnica ou funcional, a Patente oferece a melhor proteção. Muitas vezes, empresas e inventores optam por usar ambas as formas de proteção para garantir uma cobertura completa para suas criações, protegendo tanto o design quanto a funcionalidade.

Se desejar esclarecer alguma dúvida sobre esse assunto entre em contato com nossa equipe. 

Seja Único! Seja ABM!