Tecnologia 5G no Brasil.

A história da internet inicia-se em plena guerra fria, onde duas potências bélicas encontravam-se divididas em 2 blocos, socialistas e capitalistas, disputando poderes e plena hegemonia.


Com o intuito de facilitar a troca de informações, o departamento de defesa dos EUA criou a ARPANET, com o objetivo de compartilhar informações entre pessoas geologicamente distantes. No dia 29 de outubro de 1969, foi realizado o primeiro teste no sistema de rede de compartilhamento de informações, hoje conhecido como internet. Neste dia, o primeiro e-mail foi enviado entre a Universidade da California e o Instituto de pesquisa de Stanford.


 Alguns anos depois, na década de 90, o físico e professor Tim Berners-Lee criou o primeiro navegador, a Word Wide Web, o famoso (www), utilizando a rede mundial de computadores, foi o grande BOOM da internet no mundo.

Desde então, o surgimento de diversas páginas web, portal de pesquisas e rede sociais, marcaram as nossas vidas, transformando o nosso dia a dia com a velocidade e facilidade de compartilhar informações. No Brasil, em 1997 criou-se as redes locais de conexões, expandindo a internet em todo território nacional.

A evolução da tecnologia desde então foi simplesmente avassaladora, os que possuem acima de 32 anos vão lembrar da espera até a meia noite para se conectar à internet pagando somente 1 pulso telefônico, noites em claro conversando em salas de bate-papos, fazendo amigos na internet, conhecendo pessoas de lugares distantes sem sair de casa.

Em 2001 mais um momento histórico, entrou no mercado a tecnologia de internet móvel, conectando smartphones equipados com software chamados de micro navegadores, interpretavam mais textos que imagem.

Hoje após 21 anos de muitas novidades e evoluções tecnológicas estruturadas na rede de compartilhamento de informações, estávamos limitados, por uma transmissão de dados em um sistema de internet móvel, eis que surge mais um momento histórico, entramos em uma nova era digital e tecnológica. Dia 05 de julho de 2021, foi liberada o sinal da tecnologia 5G no Brasil, onde ultrapassamos a velocidade de transmissão de dados de 1 Gigabit por segundo, simplesmente 10x mais rápido que a tecnologia 4G.


Quem poderia imaginar o avanço da tecnologia, de tal modo que permitisse a execução de procedimentos cirúrgicos de forma remota, aumentando a segurança, efetividade e qualidade na vida das pessoas? Muitas coisas ainda virão, só nos resta aguardar a evolução do metaverso e muitas outras tecnologias com patentes já requeridas no Brasil e exterior.

Se prepare para o sucesso, garanta exclusividade, o futuro do seu negócio depende de suas escolhas! Criou ou planejou algo? Entre em contato com ABM Marcas e Patentes e viva o futuro.



Seja Único, Seja ABM