O que é o INPI?

Cuidar da sua marca é algo essencial e precisa estar em primeiro lugar entre suas prioridades.

Agora, imagine uma Autarquia do governo Federal que pode conferir grande diferencial competitivo para a sua empresa e garantir o uso exclusivo da sua marca e evitar diversos problemas que estejam ligados a elementos visuais, nome, logo e outros pontos que fazem parte da imagem e identidade.

Saiba que essa entidade existe e é conhecida por todos como INPI! Fique por dentro desse assunto acompanhando este artigo.

O que é o INPI?
INPI é a sigla do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, uma Autarquia Federal brasileira vinculada ao Ministério da Economia.

Qual é o objetivo do INPI?
É promover a proteção da propriedade industrial no Brasil, por meio do registro e concessão de patentes, marcas, desenhos industriais e indicações geográficas.

Como é o trabalho do INPI?
Ele avalia e concede direitos de propriedade industrial a inventores, empresas e outros titulares de direitos que buscam proteger suas criações e produtos no mercado. O instituto também atua na fiscalização do cumprimento desses direitos e na resolução de disputas relacionadas à propriedade industrial.
Além disso, o INPI realiza estudos e pesquisas relacionadas à propriedade industrial, e promove ações de cooperação e integração com instituições nacionais e internacionais para fortalecer a proteção da propriedade industrial no Brasil e no mundo.


Hoje você soube o que é o INPI, seu objetivo e a rotina do trabalho realizado por esse instituto. No entanto, se tem curiosidade em se aprofundar em seus serviços, projeto estratégicos e a sua central de conteúdo, basta que clique aqui e se inteire sobre esses temas.


Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe, que é qualificada e muito experiente em todos os processos solicitados pelo INPI para registro de marcas e patentes, entre outros.


Seja único. Seja ABM!